20 de abril de 2012

Como limitar a TV


Matéria divulgada no site Terra traz sugestões de como agir para limitar o acesso das crianças à TV. De acordo com a recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP), o acompanhamento dos pais é fundamental para verificar a qualidade da programação assistida e, também, impedir que a mídia esteja tão presente no cotidiano da criança, de forma a ser a única fonte de informação e entretenimento disponível, dificultando o desenvolvimento infantil em outras questões, como a interação social. 

Dicas para que a TV esteja dentro dos limites saudáveis:

Fonte: Terra
- Prefira canais que tenham programação educativa, que ensinem formas, cores e cultura;
- Evite desenhos que incitem a violência e a agressividade;
- Nunca deixe o controle remoto com as crianças;
- De vez em quando, assista aos desenhos com seu filho e converse sobre o que ele entendeu;
- Não aliene seu filho proibindo TV;
- Deixe que  a criança assista a, no máximo, dois desenhos por dia;
- Incentive que seu filho saia da frente da TV para se jogar jogos e brincar com outras crianças.

18 de abril de 2012

Tecnologias na infância

Com base em um estudo americano, reportagem exibida pelo Bom Dia Brasil, na rede Globo, mostra o quanto as tecnologias estão presentes, cada vez mais cedo, no cotidiano das crianças. De acordo com a pesquisa, quase todas as crianças de 0 a 8 anos tem acesso a algum equipamento eletrônico.
No entanto, para os pediatras, o contato, no início da vida, com as tecnologias não pode substituir as atividades tradicionais que estimulam o desenvolvimento infantil, como a interação com outras pessoas. Segundo os pediatras, antes dos dois anos, é necessário restringir o contato das crianças com tanta tecnologia. E, com o passar dos anos, cabe aos pais, professores e demais responsáveis mediar o conteúdo que é acessado, de forma a orientar quais informações são favoráveis ao desenvolvimento da criança.

Assista, abaixo, a íntegra da reportagem:

Fonte: Youtube

8 de abril de 2012

TV e criança

Começar alguma coisa é sempre desafiante. No entanto, um blog que une duas grandes paixões pessoais (Comunicação e Educação), mesmo que possa parecer mais simples, toma uma dimensão ainda maior.
Para iniciar uma série de trocas de conhecimentos sobre a relação das tecnologias e da mídia com a educação, trago a sugestão de um livro que tem o objetivo de identificar e esclarecer dúvidas, principalmente de pais e educadores, acerca da influência da televisão na infância (principal assunto a ser abordado no blog): a TV que seu filho vê.
De Bia Rosenberg, o livro mostra como usar a televisão no desenvolvimento da criança, levantando indagações, como: a TV é uma babá confiável? Ela estimula o consumismo? Ela prejudica o rendimento escolar? Tudo isso é exposto para mostrar que é possível unir os programas televisivos no processo de aprendizagem. E é por esse objetivo que criei o blog: para ajudar a desvendar as melhores formas de aliar comunicação e educação, mesmo com tantos desafios e incertezas.
Como dica inicial, clique aqui para acessar a entrevista concedida pela autora do livro à revista Crescer sobre a necessidade de aprender a assistir à TV e, consequentemente, a como lidar com todas as suas peculiaridades, principalmente no que se refere à educação.